Trabalho sobre firewall
Introdução A segurança de redes é muito importante para computação, para proteger contra invasão, páginas ofensivas e dos hackers. O sistema de segurança mais eficiente para proteger os computadores e redes contra ataques mal intencionado é o firewall. O foco da segurança de redes baseado em soluções utilizando firewall, permitindo controle sobre computadores internos e acesso remoto ao computador de empresa ou domiciliar, bem como monitoramento do tráfego de rede, minimizando as possibilidades de um ataque por spams e vírus.
O que é firewall? Firewall (parede de fogo, em português) é uma solução de segurança baseada em hardware ou software com um conjunto de regras ou instruções analisando o tráfego de rede para determinar as operações de transmissão ou recepção de dados na rede. O objetivo do firewall é filtrar pacotes, bloquear portas específicas, sites de internet e endereço IP contra invasão. Veja a figura 1, a representação básica de um firewall.
Figura 1: Representação básica de um firewall.
Como funciona um firewall? O firewall funciona como uma lista de regras que cada vez que um pacote de dados chega e executa a ação correspondente à regra. As regras podem ser endereço de destino do pacote, endereço de origem, portas de destino, portas de origem, data de acesso entre outros. As ações do firewall funciona como recusar o pacote, ignorar pacote, aceitar o pacote, encaminhar o pacote para outra rede, modificar cabeçalhos e entre outros.
Como estes exemplos, que as políticas de um firewall são baseadas, inicialmente, em dois princípios: todo tráfego é bloqueado, exceto o que está explicitamente autorizado; todo tráfego é permitido, exceto o que está explicitamente bloqueado.
Firewalls mais avançados podem ir além, direcionando determinado tipo de tráfego para sistemas de segurança internos mais específicos ou oferecendo um reforço extra em procedimentos de autenticação de usuários, por exemplo.
Diferença entre