Análise de ferramentas firewall no mercado atual
MERCADO ATUAL
José Alcino Furtado
Curso Técnico em Informática
Instituto Federal de Santa Catarina josealcinofurtado@gmail.com INTRODUÇÃO
Firewalls são ferramentas ou dispositivos capazes de controlar o fluxo de dados em uma rede de computadores de forma a permitir ou negar a entrada ou saída dos dados que fluem.
Na situação atual do desenvolvimento da tecnologia, todos os mecanismos de segurança são bastante requisitados, não apenas pelo usuário mas pelos sistemas de informação de maneira geral. Afinal, a informação se transformou no bem mais precioso de nossa sociedade desde meados do século passado. Já durante a segunda guerra mundial e, posteriormente, no período da guerra fria, as informações passaram a ser de vital importância para o sucesso das organizações e dos países.
Uma das formas de se levar vantagens na obtenção de informações privilegiadas é tentar alcançá-las diretamente na fonte, ou seja, nos sistemas de informações onde elas são geradas e/ou armazenadas. Assim, os mecanismos de intrusão e captação de dados funcionam de maneira autônoma para capturar esses dados e enviá-los a um determinado destinatário.
Por esse motivo as ferramentas firewalls funcionam como um imprescindível meio de diminuir os riscos e mantê-los sob controle, já que a única forma de acabar completamente com eles seria impedir todo tráfego na rede, o que é impossível, afinal, uma rede sem tráfego é um paradoxo.
FIREWALL
De maneira objetiva e sucinta, os firewalls são interpostos na rede por onde fluem os dados podendo, assim, impedir a entrada de um pacote de dados indesejado ou suspeito ou a saída indevida e descontrolada de dados. Há diversas tecnologias envolvidas nesse conceito, fazendo com que os firewalls possam ser de tipos diferentes, de acordo com a maneira com ele atua na rede, ou mesmo ter formas diferentes de atuar na
rede de acordo com as configurações feitas nele pelo