Antenas
| A TV via satélite e mesmo via cabo já esta presente numa grande quantidade de lares brasileiros. Na verdade, estes sistemas, em alguns casos têm sido a melhor solução não só para se obter a recepção perfeita de todos os canais em condições de localização adversas como também traz ao assinante a possibilidade de ver canais de muitos países. No entanto, na grande maioria dos lares brasileiros ainda opera a velha TV em VHF e UHF, e os receptores de FM ainda são a mais difundida opção de som doméstico e no carro que conhecemos. Como obter melhor recepção de TV em VHF e UHF ou ainda FM é o que analisaremos neste artigo para os leitores que ainda dependem destes sistemas.É claro que não podemos falar em soluções gerais para os casos de anormalidade na recepção de sinais na faixa de VHF, FM e UHF. O que acontece no percurso do sinal da antena transmissora até a antena receptora pode ser complexo demais e sujeito a tantas variáveis que uma previsão se torna impossível.
No entanto, o que podemos fazer é analisar alguns dos possíveis problemas que ocorrem na propagação destes sinais e o próprio leitor passará a ter elementos para julgar o que está acontecendo no seu caso, procurando as possíveis soluções.
Para entender melhor o que acontece com os sinais das faixas de VHF e UHF (incluindo FM) podemos dividir o espectro conforme mostra a figura 1.
Nesta divisão temos a faixa de TV e UHF com os canais altos e baixos tendo entre eles os canais de FM e depois, mais acima, os canais da faixa de UHF.
De uma forma geral podemos dizer que à medida que a frequência dos sinais se torna mais elevada e portanto seu comprimento de onda diminui, seu comportamento passa a se tornar cada vez mais semelhante ao comportamento das ondas de luz (lembramos que luz é radiação eletromagnética de altíssima frequência).
Isso significa que, uma influência cada vez maior dos obstáculos físicos passa a se manifestar e seu tamanho