Monografias sobre o tema gengivite
O tratamento caseiro para a gengivite inclui 3 passos, são eles: 1. Escovar os dentes durante 2 minutos, com uma escova de dentes com cerdas macias e uso de uma pasta de dentes com flúor; 2. Passar o fio dental entre todos os dentes após a escovação; 3. Passar um algodão molhado com água oxigenada nos dentes logo a seguir.
O uso da água oxigenada ajuda a eliminar as bactérias que podem causar a gengivite e é menos agressivo que o uso de um enxaguante bucal, habitualmente encontrado nas farmácias e supermercados. Não é necessário enxaguar a boca com água após este processo, mas se o indivíduo não gostar do sabor da água oxigenada poderá fazê-lo.
Este passo a passo deve ser realizado após todas as refeições e antes de deitar.
Remédio Caseiro para Gengivite
Devido as suas propriedades cicatrizantes o pepino é um ótimo remédio caseiro para ajudar a tratar a gengivite.
Para beneficiar-se deste remédio caseiro basta preparar um suco de pepino colocando no liquidificador 1 pepino descascado com 1 copo de água. Coe e beba a seguir. Uma outra opção é comer o 1 pepino inteiro durante a refeição. Para tal, descasque-o, pique em rodelas e acrescente-o na salada e tempere à gosto.
Além disso é preciso ter uma higiene bucal realizada com escovação e uso do fio dental após cada refeição ou lanche. Assim há a eliminação da placa bacteriana e consequente diminuição dos sintomas.
Gengivite na Gravidez
A gengivite é uma situação comum na gravidez devido as alterações hormonais que ocorrem nesta fase. Para tratar a gengivite na gravidez basta fazer limpezas dentárias no consultório dentista e manter uma correta higiene bucal no dia a dia.
Com este tipo de abordagem a placa bacteriana existente será eliminada e as chances de formação de uma nova placa serão diminuídas, mas apesar disso a gengiva poderá continuar irritada e inflamada, sangrando facilmente, devido às alterações hormonais e não devido a placa bacteriana.
Quando a