UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Ana Lúcia Hirth Villela
Vínculo e aprendizagem
A psicopedagogia, “técnica de condução do processo psicológico da aprendizagem” (Pain, 1992), compreende o processo de ensino-aprendizagem de forma peculiar. Pain (1992), faz uma descrição das dimensões do processo de aprendizagem, definindo este como um processo que não se configura como estrutura e, sim, um lugar de articulação de esquemas.
“Nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histórico, um organismo, uma etapa genética da inteligência e um sujeito associado a outras tantas estruturas teóricas de cuja engrenagem se ecoa e preocupa a epistemologia; referimo-nos principalmente ao materialismo histórico, à teoria psicanalítica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente. Procuraremos abranger a vastidão deste lugar de coincidências, através da descrição de suas dimensões.” (Pain, 1992) A autora segue descrevendo as dimensões biológica, cognitiva e social do processo de aprendizagem e este como função do eu. Na dimensão biológica Pain, citando Piaget, aponta para três tipos de conhecimentos: o hereditário (programado), o lógico-matemático (construído através do estágio de equilibração e coordenado pelas ações) e o da experiência (adquirido pelas informações sobre o objeto e suas propriedades).
Na dimensão cognitiva, aponta a aquisição de uma nova conduta, a aprendizagem da regulação das transformações dos objetos e suas relações, e da aprendizagem estrutural (estruturas lógicas do pensamento).
Na dimensão social coloca “a aprendizagem como um dos pólos do par ensino-aprendizagem”, esclarecendo que a escola e a família têm papeis importantes nesta dimensão, vendo a transmissão da cultura como a síntese do processo educativo. O processo de aprendizagem como função do eu descrito por Sara Pain, considera a aprendizagem como um só processo que reúne a educação e o pensamento. E, citando