Uma releitura de Luckesi
Indica elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia preocupada com a transformação.
1 - Pressupostos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação
1.1 - Contexto da proposição de uma pedagogia para a transformação
- pedagogia tradicional - preocupação que pela educação, obter-se-ia uma equalização social, centro das atenções a transmissão e a aquisição de conhecimentos acumulados pela humanidade.
- escola nova - processo psico-epistemológico do educando em função da vida como ela ocorre.
- pedagogia tecnicista - centrada no princípio do rendimento.
- Bourdieu, Passeron e Althusser - entendimento de uma educação como fator de reprodução da sociedade, através da inculcação de valores.
- Luckesi (1984), propõe um entendimento e uma prática que possibilitem a ação coerente do educador a favor do ser humano, a favor da sua valorização concreta, traduzida em fatos históricos.
1.2 - Características possíveis de uma pedagogia para a transformação
A pedagogia da transformação deverá estar centrada no ser humano enquanto ser político; a educação deve estar a favor do ser humano e de sua realização na sociedade, segundo suas múltiplas relações.
"a pedagogia dialética da educação é social, é científica, voltada para a construção do homem coletivo, portanto, para o futuro".
Em qualquer atividade humana, não há em educação, um agir sem que se esteja envolvido em valores.
Uma pedagogia para a transformação desenvolver-se-à por meio de uma relação democrática entre educador e educando, garantidos os níveis diversos de maturação.
A autoridade diversa do autoritarismo, decorre da competência, da maturidade, no vivenciar, propor e encaminhar ações; decorre de uma relação entre iguais com competências diversificadas.
Educando deve ser visto como sujeito de direitos e deveres no contexto de um processo social; mais objetividade nas relações.
2 - Elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a