politicas comerciais
O comércio externo proporciona a melhoria do bem-estar das populações, em geral, comparativamente com ausência deste. Então por que motivo os países aplicam medidas protecionistas ? Quais as razões para as politicas de controlo das importações ? Terão elas sentido?
Livre Cambismo :
- Livre cambismo ou comércio livre diz respeito a todas as trocas efetuadas sem a aplicação de qualquer barreira á circulação dos bens entre países. Esta beneficia as sociedades como um todo, mas naturalmente em cada sociedade existem grupos que ganham com a realização do comércio externo enquanto outros perdem com a realização do mesmo.
- O mercado do livre cambismo consiste simplesmente na lei da procura e da oferta. O comércio livre é eficiente no sentido que aumenta o “bolo” mundial de que dispõem a economia, na verdade a eficiência é a aplicação do principio do equilíbrio, ou seja, da lei da procura e da oferta. Apesar dessa eficiência o comércio externo proporciona perda a alguns intervenientes , o que leva a pressões politicas no sentido de impedir ou limitar.
Protecionismo:
- Devido ás pressões politicas que procuram impedir ou limitar o comércio externo nasceram medidas económicas – fiscais aduaneiras e outras- praticadas por um estado com vista a proteger o mercado interno e as suas atividades económicas da concorrência estrangeira. Isto é o protecionismo. Desta forma existe a ideia de que as industrias necessitam, na fase de instalação até alcançarem a maturidade , de condições ideias , entre elas uma menor concorrência que deve ser garantida através do reforço e da implementação de medidas protecionistas. Nestas medidas os governos procuram responder os interesses de alguns produtores nacionais e de grupos sociais, aplicando impostos sobre a importação de mercadorias ou estabelecendo a contingentação das importações.
Barreiras alfandegarias :
- As barreiras alfandegarias são as medidas utilizadas pelo protecionismo para limitar o comércio