Uma política pública
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Nome: Edinaldo Lima de Sá
Curso: Especialização lato sensu em Gestão Municipal
Pólo: Estância/SE.
A política pública escolhida é uma plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 que reuniu representantes da sociedade civil organizada e do poder público dos 18 municípios que integram o Território de Identidade do Semiárido Nordeste II na cidade de Cipó - BA, no dia 21 de Maio de 2011.
A realização do Plano Plurianual Participativo – PPA com base nos Territórios de Identidade é mais do que uma escuta social. Mobiliza e organiza a sociedade para a consolidação de uma democracia moderna, além de potencializar os sujeitos políticos mais organizados dos territórios.
Encontros territoriais como este geram questionamentos e diálogos sobre o exercício do poder público, a execução orçamentária, o nível de arrecadação do Estado, as bases econômicas da Bahia, as condições de operação do Governo e seus níveis de compromisso para com a sociedade. Trata-se de um momento de alta qualidade política.
Os principais Stakeholders, atores envolvidos, são a sociedade civil organizada, o poder público dos 18 municípios que integram o Território de Identidade do Semiárido Nordeste II e o Estado.
A sociedade civil organizada realiza um ato corajoso de trazer para dentro do exercício limitado do Estado, a esperança e a participação dos cidadãos. Seus sentimentos ilimitados estarão sempre à frente do Governo e de sua capacidade política e material de realizá-los.
Por um lado, a sociedade é levada a pensar seus problemas, as condições materiais e subjetivas que os causam e construir, a partir daí, as propostas de ações políticas para o Estado executar. Por outro, o Estado é levado a reconhecer suas limitações materiais e subjetivas para realizar tais pleitos, ainda que se disponha a