Acões na educação infantil segundo as perspectivas de vigotsky e piaget
Uma turma de 15 alunos. Com idade entre 5 e 6 anos , na fase pré escolar. São alunos de um Centro Municipal de Educação Infantil. A comunidade do entorno da instituição de onde vem as crianças é carente. Os educandos na grande maioria recebem pouco estímulo em casa no que diz respeito ao letramento, ao desenvolvimento psicológico e físico. A turma é interessada e participativa. O objetivos principais são: promover o desenvolvimento global e fazer com que a turma passe para próxima etapa de sua fase escolar de uma forma prazerosa, estimulados a aprender mais e com o mínimo de dificuldades.
Ações desenvolvidas de acordo com as idéias de Vigotsky:
Primeiramente todos os dias eram feitas “rodinhas” de conversa onde conversávamos sobre o que se sabia a respeito de determinado tema ou simplesmente sobre como foi o dia anterior e o que as crianças gostassem de falar. Partindo assim da idéia de desenvolvimento real e desenvolvimento potencial, ou seja, através do diálogo com as crianças era feita uma “anamnese” de como começar e de que forma facilitaria o fluir do processo.
Partindo dos conhecimentos prévios começávamos a atividade. A turma gostava muito de música então na introdução uma música conhecida era escrita (em frases curtas) em uma cartolina e durante o cantar eu ia acompanhando com uma régua ou caneta a letra da música e fazia pequenas paradas na palavra inicial e na palavra final da frases e soletrando a formação da palavra (p com a faz PA t com o faz TO a palavra é pato). As crianças iam acompanhando. Desta forma elas aprendiam o processo de formação das palavras de forma suave e lúdica.
Como Vigotsky fala a interação do sujeito com o mundo se dá pela mediação feita por outros sujeitos, e esta mediação pode ser feita de forma explícita ou implicitamente e a escola é o lugar onde o processo intencional de aprendizagem ocorre. Com a participação das crianças construi um alfabetário escrito em “letras de forma” que foi colado nas