2 Etapa ATPS LUDICIDADE
Passo 2
1.1
1.2
Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/ ilustrações/ fotografia
Ludicidade é: O conceito da palavra ludicidade,segundo Costa (2005, p, 45), é ” a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também á conduta daquele que joga, brinca e que se diverte.Por sua vez o jogo possibita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento”.
Lev Semionovich Vigotsky (1896-1934)
Nasceu na Bielorrúsia foi um psicólogo, pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da criança, que ele afirmava ocorrer em função das interações sociais e condições de vida.
(Fonte RAU, p.59)
Vigotsky – contribuições teóricas
No que se refere à zona de desenvolvimento proximal, conceito formulado pelo autor para explicar o que um educando é capaz de fazer com o auxilio de pessoas mais experientes. Para o autor, o jogo, nessa perspectiva, é um elemento que atua na zona de desenvolvimento proximal e o professor é o mediador no processo de construção de conhecimento da criança. (Fonte Rau, p. 66, 67).
Jean Piaget (1896-1980)
Estudou biologia na Suíça, e mais tarde dedicou-se à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Escreveu mais de 50 livros que são conhecidos mundialmente.
(FONTE RAU, P. 66)
Piaget- contribuições teóricas Para Piaget (1976), o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre significados, objetos e ações. Na atividade lúdica, a criança expressa sua personalidade, o que contribui para a evolução da imagem do corpo (Fonte RAU, p. 60).
Função educacional da ludicidade: Os profissionais que buscam metodologias criativas para desenvolver seu trabalho na educação infantil e nos anos iniciais do ensino