ATPS PSICOLOGIA
TEÓRICOS NA EDUCAÇÃO
1. INTRODUCAÇÃO
A Psicologia é considerada científica. Apesar da diversidade de teorias psicológicas existentes, o corpo teórico que fundamenta cada uma delas apresenta todo o rigor necessário para o estudo do homem e de sua subjetividade (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA; 2008).
A psicologia traz muitas contribuições para a educação. Ela nos auxilia a ter Clareza dos objetivos da escola, dos sistemas e de valores do professor. Dentre os pensadores da psicologia, os que mais trazem contribuições para a Psicologia podemos citar Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vigotsky.
Assim neste estudo serão apresentados os principais pensadores da psicologia que influenciam para a educação, sendo discutidas suas principais contribuições.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1936) nasceu em Freiberg, na Áustria, formou-se medicina em Viena, estudou neuropatologia em Paris. Seus estudos foram os sobre a intuição dos processos do inconsciente. (FERRARI) Trabalhou na elaboração da psicanálise, sendo hoje considerado o pai da Psicanálise.
“A psicanálise é muito importante para analise e compreensão dos fenômenos sociais. É um método de tratamento para perturbações ou distúrbios nervosos ou psíquicos...consistia em estabelecer relações entre tudo àquilo que o paciente lhe mostrava até os mais diversos sinais dados do inconsciente”. (BOCK ET AL., 2008)
Em seus estudos Freud denominou o inconsciente, como o local onde ficam os conteúdos psíquicos obscuros. Freud descobriu que a maioria dos desejos reprimidos é ordem sexual, que ocorrem geralmente na primeira infância, mas deixam marcas profundas. (SOUZA) Para Ferrari, tentar fazer uso prático da psicanálise na escola é perda de tempo. Porém a Psicanálise auxilia o professor a conhecer e compreender melhor seu aluno, e assim realizar um melhor trabalho em sala de aula.
Segundo Bock et al (2008), a essência da psicanálise esta em decifrar o