UMA PERSPECTIVA CRISTÃ SOBRE EDUCACÃO
Ana Paula Jordão
Prof Luiz Henrique de Souza da Silva
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Curso Livre em Teologia – Introdução a Educação
2013
RESUMO
Desde o início da humanidade a educação sempre foi tida como assunto de extrema importância visto que a mesma tem o poder de transformar o indivíduo na sua integralidade, e de lhe proporcionar uma vida bem sucedida. Dentro deste contexto a educação cristã visa a preservação da fé, estabelecer valores cristãos e a formação espiritual do indivíduo.
PALAVRA – CHAVE Educação, cristã, valores
INTRODUÇÃO
A educação cristã vem sofrendo com as constantes reformas na educação em um modo geral, onde muitas vezes valores que ora eram ensinados passam a ser relativos, não se vê mais uma certeza ou firmeza nos padrões éticos e morais estabelecidos, em tudo hoje existem dois lados. O desafio para o educador cristão é manter a formação religiosa, sem causar conflitos com a educação secular, visto que há um grande contraste entre a educação do mundo e a sabedoria de Deus, mas mesmo com estes contrastes não podemos negar que é necessária a integração entre os mundos, não podemos achar que vivemos em uma redoma de vidro, e que não teremos que conviver com todos, é necessário buscar a sabedoria para tal convivência.
DESENVOLVIMENTO
Com o surgimento do pós-modernismo, as igrejas evangélicas tem tido grandes preocupações no que diz respeito há encontrar fundamentação para apoiar seus ensinamentos de valores tido como excência para a vida cristã. Todos os dias nós cristãos somos confrontados com questões quanto oque é certo e o que é errado, o bem e o mal. Principalmente quando se fala da juventude é necessário que estes recebam uma educação fundamentada nas Sagradas Escrituras, como por exemplo: não praticar sexo antes do casamento, como relata o apóstolo Paulo na carta aos Efésios, também evitar a bebedeira, são valores cristãos exarados na carta aos Gálatas