Economia
O QUE É ECONOMIA
Economia é a ciência da escassez.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ
Falar em escassez de bens e serviços significa dizer que existem mais desejos do que bens e serviços para satisfazer.
A necessidade para Bens e Serviços (B/S) é maior que a quantidade produzida pela sociedade. Dessa forma, surge a necessidade de estudar como utilizar, de forma mais racional e eficiente, os recursos disponíveis.
A economia é uma Ciência Social, pois se ocupa o comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.
NECESSIDADES HUMANAS
Entende-se por necessidades humanas a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la.
As necessidades humanas são ilimitadas.
Se solicitarmos para qualquer pessoa uma lista do que desejaria ter ou ser, a extensão da lista ficaria além da nossa compreensão e cresceria dia-a-dia, desafiando a capacidade de contar de qualquer uma. Por essa razão é que se diz que as necessidades humanas são ilimitadas.
Não podemos nos esquecer de que as necessidades biológicas do ser humano renovam-se a cada dia, exigindo da sociedade a produção contínua de B/S com a finalidade de atendê-las. Paralelamente a perspectiva de elevação do padrão de vida e a evolução tecnológica fazem que as “novas” necessidades pareçam, o que demonstra o fato de que as necessidades humanas são realmente ilimitadas.
Ao economista interessa o atendimento das necessidades humanas que possam ser satisfeitas por B/S que não sejam gratuitos, mas que o homem precisa fornecer. Essas necessidades são denominadas necessidades econômicas, e os bens que as satisfazem são aqueles que têm preço.
BENS E SERVIÇOS
Bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas.
Os bens podem ser classificados como: Bens Livres ou Bens Econômicos.
Bens Livres: são ilimitados e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço