Extração do óleo de algodão
Tecnologia em Alimentos de Origem Vegetal
Jôse Catiani Ribeiro da Silva
DEFESA DE ESTÁGIO REALIZADO NA ICOFORT
Petrolina-PE
2009
JÔSE CATIANI RIBEIRO DA SILVA
Relatório apresentado como requisito avaliativo do estágio curricular supervisionado, solicitado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina.
Orientadora: Luciana Cavalcanti
Empresa de Extração e Refino de Óleo, ICOFORT: de 20 de janeiro de 2009 a 08 de abril de 2009
Petrolina-PE
2009
APRESENTAÇÃO
Desejo compartilhar com vocês as experiências vivenciadas durante meu estágio curricular em cumprimento de objetivos requeridos pela Instituição de Ensino – CEFET – para conclusão do Curso Superior em Tecnologia de Alimentos de Origem vegetal.
O estágio foi realizado na Empresa ICOFORT – Torta e Óleo de Algodão, no período de 20 de janeiro de 2009 a 08 de abril de 2009, mais precisamente no Laboratório de Controle Qualidade.
A ICOFORT é uma empresa com foco na industrialização da semente de algodão e refinos de óleos vegetais, que busca satisfazer as necessidades dos clientes. Esta satisfação é controlada por laboratório próprio onde diariamente são realizadas análises, fazendo-se cumprir as leis que regem as qualidades físico-químicas dos óleos comestíveis tais como: Lei nº 9927 de 25 de maio de 2000, decreto nº 3664 de 17de novembro de 2000, resolução nº 482 de 23 de setembro de 1999 e instrução normativa nº 49 de 22 de dezembro de 2006, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O laboratório é um departamento que reúne todas as atividades referentes ao processo de refino de óleo desde a extração ao envase do óleo para comercialização. É um departamento técnico que envolve processo de operação mecanizada, complexa e química avançada, realizando análises nas etapas de: neutralização, branqueamento e