biossegurança
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
1
EMERSON LUNA
JOÃO SENRA
MARIANA CAMPOS DE ARAÚJO
MARIA APARECIDA
SÔNIA
WANDERSON
CONSTRUÇÃO CIVIL
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
2
SUMÁRIO
O que é..................................................................................pg 4
Produção...............................................................................pg 5
Produto.................................................................................pg 6
Impactos Ambientais...........................................................................pg 9
Medidas Mitigadoras.........................................................................pg 15
Funções, Atividade, Riscos e EPI´s...................................pg 19
O QUE É
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, fundações de máquinas, estradas, a demolição, a reforma, a ampliação de edificação ou qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo. Onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, como por exemplo a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção