EXTRAÇÃO E REFINO DE ÓLEOS VEGETAIS
Trabalho apresentado à Faculdade Anísio Teixeira, como parte das exigências da disciplina Tecnologia de Alimentos, ministrada pelo Prof. Dr. Iratan Jorge dos Santos no curso de Nutrição.
Alunos:
Rosimeire Braga
Sayonara dos Santos
Feira de Santana
BAHIA – BRASIL
Abril de 2013
Rosimeire Braga
Sayonara dos Santos
EXTRAÇÃO E REFINO DE ÓLEOS VEGETAIS
Feira de Santana
BAHIA – BRASIL
Abril de 2013
1. INTRODUÇÃO
Os óleos vegetais disponíveis no mercado são extraídos de sementes de cereais, leguminosas e também de frutos, como os azeites de dendê e oliva. Segundo REDA – 2007, os óleos vegetais representam um dos principais produtos extraídos de plantas da atualidade e cerca de dois terços são usados em produtos alimentícios fazendo parte da dieta humana.
Apesar dos já sabidos malefícios que o consumo excessivo de óleos e gorduras pode acarretar à saúde, os lipídios têm papel importante na alimentação: fornecem energia em alta densidade e ácidos graxos essenciais (necessários na alimentação já que não podem ser produzidos pelo organismo), e são veículos de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes (PHILIPPI, 2008). Ao longo dos últimos anos, mudanças na dieta e estilo de vida seguem reflexos da industrialização, desenvolvimento econômico e urbanização, visto que a população passou a consumir mais óleos de origem vegetal.
Hoje se faz necessário o desenvolvimento da tecnologia voltada para a conservação dos alimentos e as indústrias deste ramo estão procurando compostos ricos em propriedades antioxidantes visando aumentar o tempo de estocagem dos alimentos, reduzir a perda nutricional e ainda permitir o uso óleos de suscetíveis à oxidação. (ALVERENGA, 2011)
O processo de industrialização de óleos vegetais, de maneira geral, divide-se em duas etapas principais: a produção de óleo