diversos
CAMPUS DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE PEDAGOGIA
O POVO BRASILEIRO
(Resenha Crítica)
Por: Paula Patrícia Nascimento de Oliveira Souza
Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da Disciplina de Antropologia e Educação, sob orientação da Profª. Drª. Marilsa Miranda de Souza.
Rolim de Moura (RO)
Maio/2013
RESENHA CRÍTICA
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. Ed. São Paulo, Companhia das letras, 1995. 476 p.
Antropólogo, ensaísta, romancista e político, Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, MG, em 1922. É autor de, entre outros, O processo civilizatório (1968), Os índios e a civilização (1970), Maíra (1976), O mulo (1981), Utopia selvagem (1982) e Migo (1988).
O autor aborda neste livro a formação do povo brasileiro ao longo, dos séculos, uma tentativa de tornar compreensível como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos, para sermos o que somos hoje. O livro é constituído de quatro capítulos, no qual os dois primeiros retratam um aprofundamento nas matrizes étnicas do novo mundo e o processo civilizatório que estabeleceu as bases sobre as quais se edificaria daí em diante à sociedade brasileira. No terceiro capítulo trabalha-se o processo sócio-cultural ocorrido no Brasil, e no quarto capítulo o autor narra os diferentes “Brasis” na história e as perspectivas do destino nacional.
Até o descobrimento do Brasil, as terras da Costa Atlântica eram habitadas por inúmeros povos indígenas. Povos estes que não tinham as noções atuais dos conceitos de povo, território ou nação, que se tem atualmente, mas que viviam em harmonia entre si até a chegada dos Europeus. Quando os europeus, aqui chegaram, dominaram a população nativa, impondo aos índios seus costumes, suas crenças, transformando-os em seus escravos, como também trouxeram consigo doenças para as quais os índios não tinham conhecimento para combatê-las e nem resistência