Roscas
Eduardo de Siqueira
3ª etapa
Turma: 342
C.E.R.E.P. 25 DE JULHO
Roscas
Professora: Solange
Produção
Eduardo de Siqueira
Sumário
Introdução 4
Definição 5
Tipos mais comuns de roscas 5 Classificação 6 Elementos de construção de roscas 8 Cálculo de roscas 12 Formas de fabricação 15 Tabelas com especificações 16 Operações efetuadas para adquirir uma rosca 16 Conclusão 17
Introdução
Para fabricar uma rosca exige uma série de especificações, como, tipo de material, ferramenta a ser utilizada, velocidade de corte,etc. Também precisamos estar por dentro dos elementos de construção da rosca, saber os diâmetros, passo, filete, etc., para que saia a rosca perfeita. Existem cálculos para definir as especificações, pois deve ser tudo sob medida, de acordo com o trabalho que será feito. Nesse trabalho, aprofundei o conhecimento sobre fabricação de roscas.
Definição
Rosca é uma saliência de perfil constante, que se desenvolve de forma uniforme, externa ou internamente, ao redor de uma superfície cilíndrica ou cônica. Essa saliência é denominada filete.
No calculo do filete o avanço (distância percorrida pelo ponto) chama-se passo e o percurso descrito no cilindro por esse ponto denomina-se hélice.
Tipos mais comuns de roscas
Rosca fina - usada na construção de automóveis e aeronaves, principalmente porque nesses veículos ocorrem choques e vibrações que tendem a afrouxar a porca. Também quando há necessidade de uma ajustagem fina ou uma maior tensão inicial de aperto e, ainda, em chapas de pouca espessura. Feitos de aços-liga e tratados termicamente.
Rosca média - Utilizada normalmente em construções mecânicas e em parafusos de