roscas
Rosca de transporte ou movimento Possui passo longo e por isso transforma o movimento giratório num deslocamento longitudinal bem maior que as anteriormente citadas. É empregada normalmente em máquinas (tornos,prensas, morsa, etc.) ou quando as montagens e desmontagens são frequentes.
As rosca de transmissão apresentam vários tipos de perfis.
Quadrada
Trapezoidal
Mista dente de serra redondo Rosca perfil quadrada
Esse tipo de perfil e utilizado na construção de roscas múltiplas.
As roscas múltiplas possuem duas ou mais entradas,que possibilitam maior avanço axial a cada volta completa do parafuso.
Rosca perfil Trapezoidal.
Resiste a grande esforços e é empregada na construção de fusos e porcas,os quais transmitem movimentos a alguns componentes de maquinas ferramentas como,por exemplo,torno,plaina e fresadora
O magote é um componente do cabeçote movél do torno, e seu deslocamento também é feito de fuso e porca
roscas sem fim
As rosas sem fim apresenta também perfil trapezoidal,e é um componente que funciona,geralmente ,em conjunto com uma coroa(engrenagem helicoidal),possibilitando grande redução na relação de trasmissão de movimento.
Roscas de perfil misto
Esta rosca é muito utilizada na construção de conjuntos fuso e porca com esfera recirculantes.
Os fusos de esfera s são elementos de transmissão de alta eficiência;transformando movimento de rotação em movimento linear e vice versa por meio de transmissão por esferas.
No comando do avanço do carro da fresadora ferramenteira por comando numérico computadorizado(CNC) é usado esse tipo de rosca ,visando transferência de força com o mínimo atrito.
Rosca de perfil dente de serra.
Usado quando a força a força de solicitação e muito grande em um só sentido(morsas,macacos,pinças para torno e fresadoras).
Rosa de perfil redondo.
Empregado em parafusos de grandes diâmetros e que deve suportar grandes