Mal Formação Congênita
THAISE DA SILVA NUNES
PERCEPÇÃO DA MÃE AO CUIDAR DA CRIANÇA COM MALFORMAÇÃO CONGÊNITA.
Rio de Janeiro
2011
THAISE DA SILVA NUNES
PERCEPÇÃO DA MÃE AO CUIDAR DA CRIANÇA COM MALFORMAÇÃO CONGÊNITA.
Artigo apresentado a Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Enfermagem Neonatal Pediátrica. Orientadora Dra. Grace Ferreira de Araujo.
Rio de Janeiro
2011
PERCEPÇÃO DA MÃE AO CUIDAR DA CRIANÇA COM MALFORMAÇÃO CONGÊNITA*
PERCEPTION OF MOTHER TO CARE FOR THE CHILD WITH CONGENITALMALFORMATION
Thaise da Silva Nunes¹, Grace Ferreira de Araujo²
Resumo
O presente artigo é o resultado do curso de pós-graduação em enfermagem neonatal e pediátrica da Universidade Estácio de Sá, no período de 21 de julho de 2010 até 30 de abril de 2011, teve como objetivo: descrever, através de uma revisão na literatura, a percepção materna ao cuidar da criança com malformação congênita. O Objeto do estudo é: a percepção materna ao cuidar da criança com malformação congênita. Foram realizadas inicialmente buscas nas bases de dados bibliográficos PubMed, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) utilizando os seguintes termos: “ malformação congênita”, “criança”, “recém nascido”, “cuidado dos pais” e “cuidado materno”, além de suas associações.
Palavras-chave: malformação congênita, cuidados materno, recém-nascido.
Abstratc
This present article is the result of the post-graduate studies in neonatal and pediatric nursing at the University Estacio de Sa in the period of July 21, 2010 until April 30, 2011, and has as purpose to: describe, through a literature review, the and maternal perception of professional nursing care for a child with congenital malformations. The aim of the study are: maternal and professional nursing perception to care for a