S filis
O Treponema pallidum é uma bactéria do tipo espiroqueta, ou seja, é uma bactéria com forma de espiral
Classificação e recursos externos
CID-10
A50-A53
CID-9
090-097
MedlinePlus
001327 eMedicine med/2224 emerg/563 derm/413
MeSH
D013587
A sífilis ou lues é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. A principal via de transmissão é através do contacto sexual, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez ou no momento do nascimento, resultando em sífilis congênita. Outras doenças humanas provocadas pelo Treponema pallidum. incluem a bouba ( subespécie pertenue ), a Pinta (subespécie carateum) e a bejel ou sífilis endêmica (subespécie endemicum).
Os sinais e sintomas da sífilis variam dependendo da fase atual em que se apresente (primária, secundária, latente e terciária). Apesar de seus sintomas, a sífilis foi conhecida como "a grande imitadora", devido às suas apresentações atípicas freqüentes. O diagnóstico é feito geralmente através de testes de sangue, no entanto, a bactéria também pode ser detectada utilizando microscopia de campo escuro. A sífilis pode ser tratada efetivamente com antibióticos, especialmente a penicilina G, de preferência por via intramuscular ou via intravenosa se for um caso de neurosífilis, ou ainda ceftriaxona para aqueles que têm alergia à penicilina e doxiciclina ou azitromicina por via oral.
A sífilis supostamente infectou 12 milhões de pessoas em todo o mundo em 1999, com mais de 90% dos casos em países em desenvolvimento. Depois de diminuir drasticamente desde a ampla disponibilidade de penicilina na década de 1940, as taxas de infecção têm aumentado desde a virada do milênio, em muitos países, muitas vezes em combinação com o vírus da imunodeficiência humana o HIV. Isto tem sido atribuído em parte às práticas sexuais inseguras, o aumento da promiscuidade, a prostituição e a diminuição do uso de preservativos.
Etimologia
A palavra "Sífilis" é derivada do