S Filis
DADOS
( TEM QUE CONFERIR POIS NÃO SEI E É ISSO MESMO MAS FOI O QUE ENCONTREI AINDA TEM QUE PESQUISAR A HISTORIA ALGO SOBRE)
Estima-se que a sífilis faça 900 mil casos novos no Brasil a cada ano, não obstante as campanhas de prevenção de DST. Desses, pelo menos 50 mil envolvem gestantes, que acabam passando a doença para 12 mil bebês por ano, segundo cálculos do Ministério da Saúde. Apesar disso, há subnotificação da forma congênita da infecção. De 1998 a junho de 2006, foram registrados apenas 36,6 mil casos em crianças.
Definição:
A sífilis, ou lues, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma infecção crônica com manifestações cutâneas temporárias, de distribuição universal. Depois da aids, ocupa o posto de DST mais preocupante, uma vez que, se não tratada em suas fases iniciais, progride com manifestações que comprometem todo o organismo, principalmente olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
Agente causador:
O agente causador é o treponema pallidum, gênero Treponema, da família dos Treponemataceae. O treponema pallidum tem forma de espiral de dez a vinte voltas, com cerca de 5-20μm de comprimento e apenas 0,1 a 0,2μm de espessura.
Etiopatogenia a penetração do treponema é realizada por pequenas abrasões decorrentes da relação sexual. Logo após, o treponema atinge o sistema linfático regional e, por disseminação hematogênica, outras partes do corpo, . A resposta da defesa local resulta em erosão e exulceração no ponto de inoculação, enquanto a disseminação sistêmica resulta na produção de complexos imunes circulantes que podem de positar-se em qualquer órgão. Entretanto, a imunidade humoral não tem capacidade de proteção. A imunidade celular é mais tardia, permitindo ao treponema pallidum multiplicar e sobreviver por longos períodos. O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias.
.