S Filis
A Sífilis, tambem conhecida por Lues, é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela é adquirida, principalmente, via contato sexual desprevenido, com parceiro infectado. Pode ser transmitida de mãe para feto: sífilis congênita. É uma infecção crônica com manifestações cutâneas temporárias, de distribuição universal. Depois da aids, ocupa o posto de DST mais preocupante, uma vez que, se não tratada em suas fases iniciais, progride com manifestações que comprometem todo o organismo, principalmente olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
A doença está dividida em três estágios: primário, secundário e terciário. As duas primeiras fases apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e também quando há mais possibilidade de transmissão. Em seguida, a sífilis aparentemente desaparece por um longo período, ficando num estado de latência, ainda potencialmente transmissível, mas sem sintomas, embora com chances de recaídas para o estágio secundário, ou, então, entra em sua fase terciária, justamente quando os órgãos-alvo, tomados pela bactéria, começam a se inflamar lenta e progressivamente, resultando num quadro severo que, no mínimo, deixa seqüelas irreversíveis.
Causas e Sintomas
Na primeira fase da infecção, chamada primária, a sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais, com bordas endurecidas e profundas, chamada de cancro duro. Na mulher, essa ferida pode não ser tão aparente, ficando “oculta” dentro da vagina ou colo do útero, adiando o diagnóstico. Esta úlcera é acompanhada de ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, mesmo sem qualquer tratamento, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada.
Se a