Trab Completo Nay
A palavra Patologia vem do grego páthos = doença, e logos = estudo tratado, ou seja, etimologicamente a palavra significa estudo das doenças. Mandal (2013), cita que “Patologia é um ramo da ciência médica que descreve as alterações anatômicas e funcionais causadas pelas doenças no organismo corporais a fim de se fazer um diagnóstico da doença”, ou seja, estuda as doenças na sua mais ampla acepção, nomeadamente os processos anormais de causas conhecidas ou desconhecidas. O profissional médico especializado em patologia é denominado patologista (anatomopatologista).
A partir do uso de técnicas moleculares, microbiológicas e morfológicas, pode ser classificada como a ciência que tenta explicar as causas dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes enquanto fornece uma base racional para a terapia e o cuidado clínico. (HOFFMAN, 2014)
As principais área da patológicas são:
Etiologia: estuda as causa das doenças;
Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença;
Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. Pode ser visualizado macro ou microscopicamente;
Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.
Na medicina a patologia está dividida em Patologia Geral e Patologia Sistêmica ou Especial, sendo que a primeira estuda as reações aos estímulos anormais que ocorrem em todas as células e tecidos e a segunda examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.
Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo pode ser utilizado em muitos casos para designar essas mesmas alterações, como por exemplo: