Economia
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Os principais conceitos de economia são: Ciência social, escolha, escassez, necessidade, recursos, produção e distribuição.
Economia enquanto ciência: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Definir os principais problemas econômicos e os principais sistemas econômicos.
O maior problema a ser resolvido, na área econômica, envolve duas questões principais:
• Necessidades humanas ilimitadas;
• Recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços escassos.
Sabe-se que nem todo mundo conseguirá satisfazer plenamente suas necessidades, isso porque tendo em vista a escassez dos recursos, faz-se necessário que cada sociedade determine quais serão suas prioridades, para depois ter condições de escolher quais serão as necessidades primeiramente satisfeitas.
Existem apenas dois sistemas: capitalismo> Imperialismo socialismo> comunismo
socialismo:
-No classes
-Tudo é planejado
-Não há exploração do homem pelo homem, é baseado na equidade
O capitalismo é o sistema econômico que domina o capital sobre o trabalho e a produção como um criador de riqueza, com controle sobre os meios de produção desses no primeiro fator em detrimento dos últimos. A posse desses ativos é particular ou corporativo, e operado principalmente em termos de benefício e lucro.
Conceito sobre Mercantilismo e a Fisiocracia.
Mercantilismo
Pode definir o mercantilismo como