Educação cristã no brasil
Todos os aspectos da vida do homem, tais como caráter, senso de responsabilidade, bons e maus hábitos, habilidade para enfrentar as dificuldades e o grau de religiosidade, em muito são determinados pela educação desde a infância. As fundações recebidas na infância sustentarão o homem nos momentos difíceis da vida, muito diferentemente das pessoas que não puderam receber tais ensinamentos, em descobrir a verdade e conhecer a revelação divina – a Boa Nova – que acabam se tornando almas despedaçadas diante das diversas dificuldades, sejam familiares, nos relacionamentos, no trabalho, na saúde, nas finanças ou qualquer das necessidades não atendidas.
Diante de uma existência turbulenta, em que parece que desmorona a fé em Deus adquirida em algum momento da vida – ou não -, a pessoa se afasta da religião e da Igreja, na maior parte das vezes sem nenhuma esperança de retornar. Porém Deus não abandona a pessoa que carrega dentro de sí a semente do amor e às vezes o Senhor toca seu coração. E quando ocorre algum abalo em sua vida, a pessoa começa a reconhecer suas limitações, seu desamparo e começa a refletir sobre sua vida. Aí então as impressões e instruções de sua infância, esquecidas revivem com nova força e ela volta para Deus. Assim, as lembranças santificadas dos tempos de infância, ajudam a encontrar a sua meta e objetivo na vida. Eis porque é muito importante que os pais e evangelizadores se esforçam em alicerçar os fundamentos espirituais, especialmente nos mais jovens.
Nesta brochura falaremos sobre o alvo da educação cristã e explicaremos em que ele consiste; explicaremos a importância da família, da Igreja e escola paroquial no desenvolvimento das crianças; falaremos a respeito de algumas dificuldades e erros na educação familiar.
O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da importância da educação cristã nas escolas, considerando-se o alvo da própria educação cristã, no que ela consiste, a importância da família, da Igreja e da