Estudo do caso – capitulo 5
Estudo do Caso – Capitulo 5
1) De que forma a inovação encaixa-se nos planos do novo presidente para a empresa?
R: O presidente da 3M estipulou padrões de desempenho e desenvolvimento para o trabalho (nas áreas de pesquisa e desenvolvimento), possibilitando uma melhora no desempenho geral da produção da empresa. Isso fez com que a empresa agilizasse os lançamentos de novos produtos.
2) Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar na 3M? Qual o modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a 3M atua?
R: Assim que assumiu o cargo de presidente da 3M, este encontrou uma empresa que não conseguia controlar de maneira adequada os gastos nos diversos setores da empresa. Baseado nisso sua intenção era implantar uma estratégia econômica para gerenciar melhor todos os gastos, inclusive com o corte de milhares de funcionários que não eram necessários e impondo limites nos gastos das pesquisas. Inicialmente a estratégia foi bastante dura podendo colocar a empresa em perigo já que limitar o gasto com pesquisa fazia com que menos produtos fossem desenvolvidos, mas ao passar do tempo foi provado que a tática do novo presidente foi eficaz.
3) Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outra possibilidade.
R: No caso é possível identificar que a grande verba disponível e a clara liberdade que os pesquisadores possuíam geraram uma má gestão do dinheiro. A falta de burocracia envolvida na companhia prejudicou o controle e acabou gerando um gasto excessivo sem um método adequado de gestão pelos seus superiores.
4) Se você trabalhasse na área de inovação da 3M, como reagiria à política do novo presidente?
R: A primeira reação ao corte de gastos e recursos humanos seria negativa,