Relatório medidas
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENG. MECATRÔNICA
RELATÓRIO PRÁTICA 1 - MEDIDAS
OURO BRANCO, MG
11/04/2013
1. Objetivo
Determinar a incerteza associada ao processo de medição que pode ser causada devido aos equipamentos utilizados, influência de variáveis que não foram medidas e também ao operador.
2. Introdução A ciência e a engenharia se baseiam em medições e comparações. Por isso, precisa-se de regras para estabelecer de que forma as grandezas devem ser comparadas e medidas, e de experimentos para estabelecer as unidades para essas medições e comparações.
Os resultados, que devem conter o valor da grandeza, a incerteza da medição e a unidade, indicam as condições em que uma teoria é satisfatória e até mesmo se ela deve ser reformulada ou não.
3. Material utilizado
- régua graduada em milímetros;
- cronômetro;
- fita métrica graduada em milímetros;
- trena.
4. Procedimento
Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em termos do valor de uma unidade, estabelecida por padrão.
O valor médio é o resultado da média aritmética dos valores obtidos considerando que uma medição foi repetida n vezes. x=1ni=1nxi (1)
A incerteza padrão da medição é identificada como desvio padrão σ da média representada por: σ=1n(n-1)i=1n(xi-x)² (2) Porém quando o número de medições realizadas não é suficiente o operador deve basear-se no seu próprio bom senso que, a fim de estabelecer uma incerteza para a medição deve utilizar toda a informação disponível, ou seja, dados de medições anteriores e conhecimento sobre os materiais utilizados.
Para esse tipo de medição, considerando que o valor de x está entre x+ e x-o valor médio é considerado o valor mais provável dado por: x=x++ x-2
(3)
Já a incerteza para o valor mais provável é dada por: σ=x+- x-23
(4)
Nem sempre é possível fazer uma medição direta de uma grandeza. Muitas vezes o valor de uma grandeza é determinado por medições de