relatorio de medidas
Engenharia Elétrica – 2ª Fase – Química Tecnológica I
1 INTRODUÇÃO
Estabelecer procedimentos para análise quantitativas em medidas e unidades convencionais usadas no cotidiano de estudo de substancias e suas propriedades físicas. E ao final do estudo ser capaz de trabalhar com ferramentas necessárias, como, proveta, pipeta, balanças e ler termômetros.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Os experimentos químicos, do mesmo modo que dirigir um carro ou utilizar um aparelho domestico, envolvem riscos.
Muitas propriedades da matéria são quantitativas; isto é, são associadas a números. Quando um numero representa uma medida quantitativa, as unidades de grandeza devem sempre ser especificadas. E para isso usamos as Unidades SI (Sistema Internacional).
Em 1960, chegou-se a um acordo internacional especificando uma escolha particular de unidades métricas para uso em medidas cientificas, chamadas de Unidades SI.
Mega M 10^6
Kilo K 10^3
Deci d 10^-1
Centi c 10^-2
Mili m 10^-3
Micro µ 10^-6
Nano n 10^-9
Pico p 10^-12
Massa é a medida da quantidade de material em um objeto, sua unidade é quilograma (kg). Compreendemos temperatura como a medida de calor ou frieza de um objeto. Em Química: a ciência central , Brown, LeMay e Bursten(2005, p.12-13)
O fenômeno ocorrido com a queda de temperatura quando adicionado sal na água com gelo é explicada por François-Marie Raoult (1830-1901), que se trata de crioscopia, em que Raoult dizia:
“A diferença entre o ponto de solidificação do solvente puro e a temperatura de início de solidificação do solvente em uma solução ideal é diretamente proporcional à concentração molar da solução”(Raoult 1830-1901)
A crioscopia é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão ou de solidificação de um líquido quando ele é misturado com um soluto não volátil. Pipetas são usadas