Relatório - medidas
Analisar dados das grandezas físicas fundamentais tais como: altura, comprimento e massa. Apresentar os resultados das medições realizadas, para isso aplicando conhecimento de algarismos significativos, notação científica, conversão de medidas e grandezas físicas e apresentar os resultados das medições em Notação Científica (NC) e conforme padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).
Aprender a manipular três equipamentos de medidas de maior precisão: Paquímetro e Micrômetro e uma Balança de precisão, para que com eles sejam obtidos os dados necessários. Esses dados foram obtidos através da medição da altura e o peso de um cilindro maciço e o diâmetro de um copo metálico.
Comparar precisão e exatidão dos equipamentos e dos dados encontrados nas medições de modo a obter os resultados experimentais e suas respectivas incertezas. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas.
O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro). Bem como a própria balança de precisão que pode nos fornecer dados de massa precisos de objetos bem leves.
O termo Paquímetro vem do Grego: (paqui (espessura) e metro (medida), é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto). O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
O micrômetro é um instrumento de medição utilizado quando tal medida requer uma precisão acima da possibilitada, ou seja, é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro. Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para