TEORIA DA ADMINISTRACAO
Visão geral sobre administração
Com o advento da globalização, administrar pode ser considerado um grande desafio para o gestor organizacional. A concorrência está acirrada e tornando o mercado cada dia mais competitivo.
Entende-se, no entanto, que parte dos bons resultados que as organizações alcançam hoje, pode ser considerado fruto da dedicação de gestores e da evolução das Teorias da Administração.
Objetivo do trabalho é compreender a administração que surgiu através de grandes idealizadores para facilitar a rotina de trabalho, organizando os departamentos para ter um melhor controle, gerando aumento de produção, lucro, beneficio para ambos os lados (empreendedores e colaboradores), com isso ocorreu à redução da carga horária de trabalho onde não interferiu no resultado produtivo.
As teorias vêm passando por inovações constantemente visando o bem estar dos colaboradores dentro do sistema, melhorando a comunicação entre setores.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Teorias Clássicas da Administração
A Teoria Clássica passou a desenvolver-se com a finalidade de criar um sistema administrativo, onde incluiu os resultados de produção. Houve uma rotina administrativa de produção, na qual os departamentos funcionavam de forma irregular, os administradores sem o recurso clássico, programavam através de palpites os departamentos da empresa. (OLIVEIRA, 2010)
Em dias de hoje a administração tornou-se mais importante nas atividades humanas, independente de qual seja o tipo de comércio, a administração trabalha de maneira eficiente e eficaz para que os grupos de trabalhadores obtenham sucesso. (CHIAVENATO, 2004)
Na medida em que a administração se defronta com novas situações que surgem no decorrer do tempo e do espaço, as doutrinas e as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens ou modificá-las para continuarem úteis e aplicáveis. (CHIAVENATO 2004, P 13)
Uma das razões que se estuda a administração, segundo o autor do livro Teorias da