uma nova educação
Aluno: Aline de Freitas Marques
Polo: Votuporanga(VTP)
Grupo:41
Tutora: Danyelle Ávila Borges
Tema ou Assunto: Uma nova educação
1. Introdução:
Desde os primórdios o mundo vem passando por transformações, o avanço tecnológico causou mudanças profundas em toda a sociedade, influenciando no modo de viver e se relacionar das pessoas, a tecnologia e suas facilidades passaram a fazer parte do seu cotidiano.
Com a educação não seria diferente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era das tecnologias da informação. Portanto faz-se necessário uma mudança de paradigmas dentro da escola.
2. Desenvolvimento:
A sociedade contemporânea precisa de novos profissionais, que sejam determinados, inovadores, que utilizam todo o seu potencial e criatividade enfrentando os desafios. Ou seja, “um individuo dotado de competências técnicas múltiplas, habilidade no trabalho em equipe, capacidade de aprender e de adaptar-se a situações novas”( BELONI 2001 pág. 22).
O processo educacional foi se transformando muito com as novas ferramentas tecnológicas disponíveis e surgiram novos profissionais como o design didático que hoje, principalmente nos cursos EAD, é um profissional importantíssimo para que todo o processo de aprendizagem ocorra de maneira efetiva, criando caminhos e possibilidades diversos para que o aluno aprenda a aprender, construindo e reconstruindo seu conhecimento. O docente necessita reinventar sua prática e ter o domínio de diferentes linguagens e mídias, como diz Moran (2001):
“Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais são cada vez mais inadequados. Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade. Temos feito