Novas tecnologias em educação
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XI - SERRINHA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
DOCENTE: JANDIROBA
INES OLIVEIRA BISPO
DÉBORA SANTOS OLIVEIRA
FICHAMENTOS AVALIATIVOS
SERRINHA
2012
TEXTO 01
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS Fonte: Texto traduzido de "Educación y Nuevas Tecnologias", La Obra, Revista de Educación nº 898, abr. 1995. Buenos Aires.
O texto faz uma reflexão da atual configuração sócio-espacial, evidenciando o uso das novas tecnologias, colocando em xeque a utilização das mesmas no meio educacional e alertando para uma ressignificação do método de ensino no intuito de associar as novas tecnologias com o processo de ensino e aprendizagem. Traz também a definição do conceito de novas tecnologias e a integração das tecnologias no currículo nas escolas.
Trazendo a concepção do termo O primeiro destes termos, Novas Tecnologias da Informação está diretamente associadas, como já salientamos, ao mundo da informática. No entanto, e nos atendo ao entendimento da tecnologia expresso acima, qualquer conhecimento, procedimento ou instrumento utilizado para a produção, difusão, transmissão, classificação, armazenamento, gravação, codificação-decodificação, interpretação, etc., da informação, poderia ser considerado como tecnologia mais ou menos "nova", da informação.
A generalização de novas tecnologias como as auto-estradas de informação, a realidade virtual, os satélites de comunicações, os sistemas de compressão de dados, a televisão interativa, etc. e o rápido desenvolvimento e implantação das mesmas no processamento da informação nos sistemas de comunicação têm, como é lógico, importantes repercussões no mundo da educação.
Abordando sobre a tecnologia na escola Existe o perigo de que a escola permaneça alheia à evolução da sociedade na qual se supõe integrada, e na qual se ingerem os educandos, e por isso se veja cada vez mais distante de seus interesses.
Se for real o