A irrealidade virtual
DISCIPLINA Design de interacção | ANO LECTIVO 2010/11 | DOCENTE Nelson Pereira
A Irrealidade Virtual – As redes sociais e o impacto na socialização
FILIPE SILVA1, NELSON PEREIRA1,2
1
IPCA-EST, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - Escola Superior de Tecnologia
C ampus do IPCA, Lugar do Aldão, 4750-810 V. F. S. Martinho Barcelos, Portugal
2
INEGI, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto, Portugal
philipposo@hotmail.com, npereira@ipca.pt
Resumo
A capacidade de socialização é uma qualidade inerente do ser humano e ao longo da história existiram momentos chave que a foram tornando cada vez mais complexa e específica de cada região. De continente para continente as formas de comunicação, por exemplo a língua, são diversas, mas nos últimos 15 anos apareceram novos instrumentos que de certa forma a unificaram, tornaram muito similar e até m ais acessível, devido ao alcance global da Internet, que viriam a alterar toda a estrutura de socialização conhecida, as Redes Sociais.
O que são as Redes Sociais? Como surgiram? Qual o seu alcance geográfico, politico, social e económico? Depois de tantas questões a surgirem torna-se necessário abordar a sua evolução e de que f orma nos afectou, como mudou os nossos hábitos sociais e pessoais, a sua importância a nível económico e político. Recorrendo à experiência pessoal, a autores que debatem o assunto, opiniões de diversos indivíduos, e a consulta de literatura sociológica, procura-se ressaltar alguns dos perigos e desvantagens que a utilização exclusiva destes instrumentos pode ter na socialização. Pretende-se perceber quais são os factores que levam a que a socialização, cada vez mais, seja feita de maneira virtual e não com presença física. Salientar a
“nova linguagem” que as Redes Sociais introduziram, a sua dinâmica global e o peso que têm na formação dos indivíduos e grupos sociais.
A