Uma Mazela Social Chamada Racismo
Aula Atividade-ANTROPOLOGIA
Anaildes Moraes dos Santos
Curso: Direito
2º Semestre/Turma:A-Noite
Uma mazela social chamada...RACISMO.
Podemos chamar de mazelas sociais as dificuldades e os problemas sofridos pela sociedade, podemos citar como exemplo o racismo.
A origem do racismo no mundo.
Não existe unanimidade entre os estudiosos sobre a origem do racismo. Sociólogos e antropólogos pensam que o racismo foi construído na modernidade ocidental pelos filósofos iluministas e naturalistas. A partir do século 18, esses filósofos iniciaram a obra de classificação científica da diversidade humana em raças distintas, decretadas por eles de inferiores e superiores com base nas diferenças somáticas.Encontram as raízes do racismo na antiguidade clássica, entre os gregos e os romanos.
Apesar da controvérsia sobre as origens do racismo, sua essência é única. É a idéia de que a diversidade humana é composta de grupos biologicamente contrastados (cor da pele, traços morfológicos e marcadores genéticos). Esses grupos são hierarquizados com bases nessas diferenças em raças superiores e inferiores, numa pirâmide encabeçado pelo grupo branco, tendo os negros na base inferior e os chamados amarelos na parte intermediária. Essa classificação é usada para justificar e legitimar a dominação de um sobre os outros.
No Brasil o racismo teve origem no período colonial,quando os portugueses trouxeram primeiro escravos negros,vindo principalmente das regiões onde hoje está localizado a Nigéria e Angola.
O que é o racismo e quais as suas consequências.
Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a