Uma eduacação com possibilidades
Só será possível haver essa educação ao nossos alunos com dedicação e interesse dos atuais professores motivados e com uma formação continuada onde desenvolva no docente um ser mais humanizado, interessados no que ocorre no dia a dia e nas dificuldade que seus alunos estão enfrentando, tentando minimizar e ensinando-os a pensar, pois é com as reflexões que encontraram as soluções de diversos problemas que enfrentam. Refletir desde uma simples cadeira quebrada, a falta de telhas ou um lugar adequado para o ensino muitas vezes os próprios discentes causaram essas situações. Esse “ensinar a pensar” servirá para a vida do jovem, escolhas que futuramente irão decidir qual rumo tomar, saber como cobrar melhorias que necessitam no dia a dia. Um pouco de moral e cívica na educação ajuda.
Essa formação continuada tem que ser com aplicação e interesse, pois há professores que até fazem, mas pensando somente em uma remuneração a mais, pois podem (evoluir /progressão por merecimento) e ter um aumento no salário e na hora de aplicar em sala de aula não põem em prática o que aprenderam, deixando assim os discentes à deriva sem o apoio necessário para a aprendizagem.
No que tange as estruturas das salas de aulas e o grande número de alunos que ali estão, deixam sempre a desejar, pois o investimento em infraestrutura e construção de novas escolas muitas vezes empacam na burocracia.
Portanto deveríamos ter mais investimento na formação dos professores, redução do números de alunos nas salas de aula, construção de escolas com melhores acomodações, valorização do docente e do discente.