O legado funcionalista em sociologia da educação e o mito da escola democrática análise com o filme para o dia nascer feliz.
O texto relata discussão sobre teorias funcionalista em Sociologia da Eduacação enfocando quanto a construção do mito “Escola Democrática” .Neste sentido , a escola surge como instrumento para equacionar o problema da desigualdade social.
No texto
O texto mostra que Augusto Comte (1798-1857) e Emile Durkhein (1858-1917), eram preocupados com os conflitos sociais, e equilíbrio social, buscando soluções para uma ordem estável Durkhein atribui a educação um papel apaziguador das tensões sociais. As teorias de Durkhein tiveram grandes repercussão em educação.
Comte foi o pai da Sociologia, era extremamente preocupado com a constituição de uma ordem estável, isto é, sem revoluções ou conflitos.
Segundo Durkhein, a escola seria responsável por encaminhar diferentes atores sociais para os diversos papeis da sociedade, necessários a sobrevivência da mesma.
A teoria funcionalista diz que tudo que existe tem uma função, a vida social é um organismo vivo, e cada agente social é um Membro desse processo orgânico.
Talcott Parsons (1902-1980) um dos principais funcionalistas , enxergava a escola como uma poderosa força integrativa da sociedade, capaz de apaziguar e promover desenvolvimento social.
A corrente funcionalista teve força até os anos 60, quando a escola passa a ser vista não mais como um instrumento mantedor de um equilíbrio social, capaz de apaziguar tensões , conflitos e promover o desenvolvimento social, mas como reprodutor e mantedor de desigualdades, inerentes à própria lógica da sociedade capitalista.
No Filme
No filme diz será que a juventude já é transviada ou o Governo não oferece condições de estudo, relata e deixa bem claro a desigualdade social, a dificuldade do alunos em freqüentar as aulas , condições péssimas de escolas, no Pernambuco a escola que foi documentada, mostra o banheiro sem nenhum tipo de higiene , banheiro sem teto, sem descarga , sem papel higiênico, um descaso com os alunos, professores que faltam muito, e