trabalho
Fazer o resumo de um texto é uma tarefa delicada. Ao resumir, você deve se preocupar em manter a essência da mensagem do autor para que quando alguém ler possa realmente entender o conteúdo.
Você deve expor em poucas palavras o que o autor disse de uma forma mais longa, separando o que é secundário ou não é essencial para que a ideia seja entendida.
Comece lendo atentamente o texto para que o assunto seja bem assimilado. Depois leia novamente quantas vezes forem necessárias para que você assimile as ideias principais do texto, sempre anotando e/ou grifando o que for mais relevante. E lembre-se: o resumo não é uma crítica, você deve deixar claro o a ideia do autor sem expressar sua opinião sobre o texto.
Por último e o mais importante: após terminar o resumo, leia atentamente o que você escreveu para ter certeza de que o resumo está de acordo com o texto original.
Por que resumir um texto? Qual a finalidade?
Bom, a verdade é que se resumo não fosse bom, o professor não insistia em cobrar ou aconselhar que fosse feito!
Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor.
Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos dele. Afinal, não aprendemos com um simples passar de olhos pelas letras! Dessa forma, podemos até dizer que lemos o texto, mas quanto a assimilar, será difícil afirmar que sim!
O fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo.
Expor o texto em um número reduzido de linhas não parece ser fácil? Não se preocupe, a seguir estão alguns passos para se fazer um bom resumo e se dar bem:
- Faça uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral dele;
- Depois, leia o texto por parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a