esgotamento sanitário
Como conseqüência da utilização de água para abastecimento da população há a geração de esgotos. Na maioria das vezes são lançados no ambiente ou utilizam-se formas rudimentares para o seu tratamento, em outros, o esgoto escoa a céu aberto. O Brasil, considerado país em desenvolvimento pelo notório avanço político-econômico, enfrenta nos dias atuais a problemática referente aosaneamento ambiental. Com o crescimento populacional, o qualem algumas áreas brasileirastem ocorrido de forma desordenada, destaca-se a ausência total ou parcial de serviços públicos de esgotos em áreas urbanas, suburbanas e / ou rurais. Essa defasagem na implantação dos serviços públicos ocorre principalmente em razão desse contingente populacional de forma desorganizada. Mediante a situação instalada, o país vem tentando executar ações que permitam prever que as soluções para o destino dos esgotos sejam ampla e permanentemente adotadas. Percebemos o seu esforço e comprometimento em sanar o problema, porém a realidade social de muitas famílias ainda está longe da qual se almeja.
1
Objetivos
Os primeiros sistemas de esgotamento executados pelo homem tinham como objetivo protegê-lo das vazões pluviais, devendo-se isto, principalmente, à inexistência de redes regulares de distribuição de água potável encanada e de peças sanitárias com descargas hídricas, fazendo com que não houvesse, a primeira vista, vazões de esgotos tipicamente domésticos.
Ao longo da história e após vários estudos, e, mediante a necessidade da criação de uma alternativa que pudesse sanar as necessidades sanitárias e ambientais é que foi sendo desenvolvido o sistema de esgotamento sanitário.
A construção de um sistema de esgotamento sanitário tem como objetivo o afastamento seguro e rápido dos esgotos, coleta dos esgotos individual ou coletiva