Uma casa de dados distorcidos
Wilhelm Wundt, na qualidade de fundador da nova ciência da psicologia, é uma das mais importantes figuras do campo. Com tudo, mais de um século, a aprimoramento de dados conhecidos levaram alguns psicólogos a CONHECEIR que a visão aceita do sistema de Wundt estava errada. Wundt tinha horror a ser mal compreendido, e sofreu juntamente esse destino pois, Wundtiama tinha retratado suas posições de maneira imprecisa, por vezes atribuindo-lhe crenças que eram o oposto do que ele pretendia.
Wundt escreveu muitos livros e artigos sobre a natureza da psicologia, a seu sistema estava a vista de todos que tivessem fluência em alemão.
Suas obras mais importantes foram traduzidas para o inglês por seu aluno F.B. Tetchener, e com isso a maioria dos psicólogos não deram-se o trabalho de ler Wundt na original, porem há provas sugerindo que ele alterou as posições de Wundt para faze-las parecer compatíveis com as suas a fim de dar credibilidade a suas próprias concepções.
Ao que parece ele traduziu apenas as partes das publicações de Wundt que sustentava sua própria abordagem da psicologia e esse resultou na apresentação distorcida do sistema psicológica de Wundt, e essa versão incompleta influenciou varias gerações de psicólogas.
Em conseqüência, sucessivas gerações de estudantes receberam em perfil da psicologia Wundtiana que mostrou ser mais mito do que fato, mais lenda do que verdade. Durante cem anos, professores e manuais de historia da psicologia mantiveram o erro.
A vida de Wundt
Wilhelm Wundt viveu entre (1832-1920) e passou seus primeiros anos em aldeias, teve uma infância marcada por solidão, embora não fosse filho único levava uma vida como tal, e tinha um amigo mentalmente retartado, e as lembranças de seu pai desagradáveis.
Um certo momento, a educação de Wundt esteve a cargo da assistente de seu pai, por quem ele veia a ter uma forte afeição, e viveu com ele ate os treze anos. Wundt, que tinha ancestrais de renome intelectual,