Analise de cenarios e riscos
Aula 6
ALERTA: Vigilância, Grito noturno que as sentinelas se transmitem, para estar vigilantes.
ALARME: Sinal para avisar de perigo, Grito para chamar às armas.
Definição Inicial: Alerta = Vigilância. Alarme = Transmissão de sinal de perigo.
LEMBRANDO: Prevenção, Preparação, Mitigação, Alerta e Mobilização
ALERTA: O termo alerta refere-se ao período anterior a ocorrência de um desastre, e nos leva a tomar precauções para evitar eventuais sinistros.
ALARME: Refere-se a um sinal pelo qual se informa a uma comunidade que ela deve seguir instruções específicas voltadas para uma emergência devido à ameaça real ou iminente.
CONCEITO DE ALERTA
Por alerta, entende-se o estado de vigilância sobre determinada possibilidade de ocorrência de um evento adverso.
Confirmada tal previsão, intensifica-se o estado de vigilância, dando sinal de alerta às comunidades afetadas e a população em geral. Nesse momento os órgãos de apoio à defesa civil já estão de sobreaviso em caso de uma possível intervenção. Mensagens de alerta são enviadas através dos meios de comunicação à população, após a difusão, há então a mobilização dos cidadãos para que não sejam surpreendidos em caso de um evento adverso.
CONCEITO DE ALARME
O alarme é acionado quando um evento adverso está na iminência de acontecer.
Dessa forma a comunidade afetada, que já se encontrava em estado de alerta, recebe o sinal ou notificação que pode ser por meio de sirenes e então imediatamente procede conforme o previamente estabelecido no plano de contingência e começa desse modo o processo de desocupação da área de risco procurando imediatamente um dos pontos de apoio estabelecidos no referido plano de contingência. Vejam que para tudo ocorrer de forma disciplinada e ordeira deverão existir regularmente exercícios simulados com os habitantes de áreas de risco previamente identificadas.
DIFERENÇA ENTRE EMERGÊNCIA E DESASTRE
Alerta – Estado de