planilhas
Código de Treinamento: N/A
Público-alvo: Todos os empregados da Vale, sociedades controladas e coligadas.
Palavras-chave: Análise de Riscos, Análise Preliminar, Riscos, Cenários de Acidente, Severidade, Freqüência, Impacto à Saúde, Matriz de Risco, Segurança, Reputação, Meio Ambiente, Impacto Ambiental.
1. Objetivo
Apresentar a metodologia de Análise Preliminar de Riscos (APR), buscando definir as principais etapas da técnica, os critérios adotados e suas aplicações na Vale, avaliando os cenários decorrentes de falhas que possam ter origem na instalação em análise, nas atividades, produtos e serviços executados ou a serem executados, contemplando tanto aquelas intrínsecas de equipamentos, de instrumentos, aqueles associados ao transporte, armazenamento, manuseio, uso, descarte de materiais, bem como os relacionados com fatores humanos.serviços e produtos e suas conseqüências para a saúde e segurança das pessoas, comunidades, meio ambiente, a segurança das instalações e para a nossa imagem.
2. aplicação
Este procedimento aplica-se a todas as áreas de negócio da Vale, suas subsidiárias e sociedades controladas e aquelas onde, por acordo de acionistas, a Vale é responsável pela gestão de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
Deve ser aplicado em todas as áreas e todos os processos organizacionais, sejam eles realizados por empregados ou por prestadores de serviço. Sempre que possível, deve-se buscar sua adoção pelas empresas coligadas. A metodologia de APR deverá ser aplicada nas etapas do ciclo de vida das instalações conforme especificado na Instrução para Análise e Gerenciamento de Riscos.
3. referências
INS - 0037 – Instrução de Análise e Gerenciamento de Riscos
API RP 750: 1990 – Management of Process Hazards
CETESB P4.261 – Manual de orientação para a Elaboração de Estudos de Análise de Riscos
Guidelines for Qualitative Risk Analysis AICHE / CCPS
POL -