Técnicas de intervenção clinica
Métodos de Intervenção Clínica
2º ano da Licenciatura de Psicologia
Pós-Laboral
2010/11
2010/11
Métodos de Intervenção Clínica
2º ano da Licenciatura de Psicologia
Pós-Laboral
2010/11
Fobia Social
“Um Caso”
Fobia Social
“Um Caso”
Dados Bibliográficos:
Nome e apelidos: M.B.F.
Idade: 21 anos.
Naturalidade: Braga
Residência: Braga
Estado civil: solteira
Estudos: 1º ano de Psicologia.
Primeira consulta: 9 de Janeiro de 2007
Motivo da Consulta:
Deve-se ao fato de ter tido altas pontuações num teste de ansiedade feito em âmbito escolar e por dificuldades sentidas em sala de aula aquando da apresentação de trabalhos orais.
Forma como se apresenta na consulta:
Diz ser uma pessoa nervosa, especialmente quando está perante outras pessoas e quando tem que fazer alguma coisa em público ou conhecer gente nova.
Breve história pessoal:
Quando veio à consulta M. era uma rapariga de 21 anos e está a estudar no 1º de Psicologia na faculdade, e no ano anterior tinha estado a estudar em Geologia, curso que deixou porque "não se encontrava à vontade com as pessoas" que encontrou nessa faculdade, onde só fez uma amiga; reconhece também que as matérias que “estudava eram um pouco pesadas e não suficientemente atractivas” e depois dos exames de Junho só tinha conseguido aprovação em três disciplinas, nem sequer metade das que tinha para fazer. No Verão decidiu mudar o curso e começar com Psicologia, tendo tomado a decisão contra vontade de seu pai por este não considerar o curso adequado, especialmente para ela, até porque ele gostaria que ela tirasse um curso mais relacionado com a economia, ou as engenharias. Também tinha estudos de piano, tinha feito até ao 6º ano de piano no Conservatório mas ao entrar para a Universidade o seu pai não a deixou seguir com esses estudos pelo que M. viu-se obrigada a continuar a ter aulas por sua conta, e pensava assim ir a algumas aulas particulares com ou sem o consentimento de seu pai, ainda que por outro lado reconhecia