uma aula modelo
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender a transformação do espaço urbano, como uma construção humana; - Reconhecer as configurações deste espaço como uma forma de expressão de distintos grupos sociais; - Relacionar a apropriação, importância e os usos do espaço público pelas pessoas; - Discutir o papel das políticas públicas.
Duração das atividades
A duração estimada dessa proposta de aula pode variar de acordo com a dinâmica própria de cada classe, do número de alunos envolvidos e de sua faixa etária.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Processos de Urbanização, conceito de ligar e paisagem.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
O espaço é a expressão geográfica da sociedade humana. Os elementos que o constituem são representações sociais que indicam as relações dos indivíduos entre si e com o meio. Elas revelam, sobretudo, como a sociedade se estrutura – as relações de poder e de controle que mantém, as desigualdades que estabelecem padrões de apropriação do espaço, mas também de exclusão social. A observação e análise sistematizada do lugar onde os alunos estudam podem ser o ponto de partida para a construção de conceitos geográficos. E são uma grande possibilidade de compreensão da sociedade, pelo conjunto de suas representações espaciais e sociais.
Para saber mais sobre o assunto acesse: www.espacoeducacao.ufjf.br/anais/cc/cc03_2.pdf Portanto, a presente sugestão de aula, pode e deve ser adequada à realidade local do professor. Aqui são propostas as linhas gerais e as etapas para o desenvolvimento das atividades, que podem ser distribuidas em quantas aulas o docente achar necessário. 1º etapa: Delimitação do Recorte Espacial - O Objeto de Estudo.
A etapa inicial é a determinação espaço que será usado como unidade de estudo, que será observado e analisado pelos alunos. Este pode ser as imediações que circunscrevem a escola ou o próprio espaço escolar, se não houver