MOVIMENTOS LITERARIOS NO BRASIL SECULO XIX
Esse século é marcado pelo espantoso avanço científico, com autonomia das ciências, antes reunidas sob o item “Filosofia”, agora vão ganhando individualidade, como porexemplo a Sociologia, a Psicologia, entre outras. A epopeia, gênero tão em baixa, vai ser substituída pelo romance, que ganha maior incremento. A literatura começa a se voltar, também, para as novasdescobertas cientificas e para o homem, individualizado ou em grupo. Este, através de suas características psicológicas e sociais, passa a ser a preocupação básica do romance que, como vimos, ganhagrande destaque no cenário literário e tem enfoque especial nesse homem.
Movimentos Literários do Século XIX
* Romantismo - foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimasdécadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria aconsolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visãode mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foimarcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
* Realismo - foi um movimento artístico eliterário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.
Características do realismo:
- Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedadesem ocultar ou distorcer os fatos
- Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
- Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza... [continua]