Estilos Literários
DESENVOLVIMENTO
A literatura em português surge em Portugal, no século 12. Os primeiros estilos foram o trovadorismo (poesia para ser cantada), o humanismo (do teatro de Gil Vicente) e o renascimento (do poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões). Só nos anos 1600 é que começa a surgir uma literatura feita no Brasil. Barroco
Barroco (Final do séc.XVI e início do séc. XVII) O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
Mesmo considerando o Barroco o primeiro estilo de época da literatura brasileira e Gregório de Matos o primeiro poeta efetivamente brasileiro.
Foi um´período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira.
No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
• Conceptismo – caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
No Barroco brasileiro destacam-se os autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético.
CARACTERÍSTICAS
1-Culto dos contrastes.Presença da antítese. claro/escuro vida/morte tristeza/alegria 2-Pessimismo