estilos literarios
TEXTO
(Do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. É um todo organizado de sentidos, ou seja, o sentido de uma de suas frases depende do sentido das demais com que se relaciona.
TEXTUALIDADE É a relação existente entre ideias e frases que forma um texto com sequência harmônica e organização interna de suas partes.
”ARMADILHAS” DO TEXTO
Ao escrever um texto, o autor deve observar certas construções inadequadas que podem dificultar a compreensão do que se quer transmitir.
1. AMBIGUIDADE (Quando indevida) dificulta a compreensão do texto pelo interlocutor, por oferecer, de forma não intencional, interpretação dúbia.
Figura 1
Figura 2
2. REDUNDÂNCIA Prejudica o entendimento do texto pelo interlocutor devido ao excesso de ideias e/ou palavras empregadas desnecessariamente.
Figura 1
Figura 2
3. COESÃO TEXTUAL São as articulações sintáticas e gramaticais entre as partes que compõem o texto para evitar, sobretudo, a redundância e a ambiguidade, garantindo a sequência lógica.
• Conectivos – conjunções, preposições, pronomes e advérbios – e (adição, continuidade); por isso, pois (causa e conseqüência); mas, contudo, embora (contraste, oposição); além disso, também, nem (adição, continuação); segundo, conforme (semelhança, comparação); principalmente, sobretudo (prioridade, relevância); por exemplo, ou seja (esclarecimento); logo, dessa forma, portanto (conclusão).
- Observe os elementos de coesão destacados em negrito.
Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine, isto é (esclarecimento), eles não compram por impulso e (adição) não têm paciência para a burocracia do crediário. Entretanto (oposição), o público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor, por isso (causa) as propagandas são direcionadas às mulheres, já que (justificativa) elas têm papel