corte e custura
As organizaçoes tem de produzir produtos de qualidade,não mais como uma estrátegica e diferenciação no mercado ma scomo uma condição de pré existencia.Engana-se quem pensa que a preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes é coisa recente.
Os fenícios amputavam a mão do fabricante de determinados produtos que não fossem produzidos.Já os romanos desenvolveram técnicas altamente sofisticadas para a época e as aplicavam principalmente na divisão e mapeameno territorial,desenvvolveram padrões de qualidade métodos de medição e ferramentas para a execução desses serviços.
Também é possível citar os avançados procedimentos adotados peça frança para a escolha de fornecedores e instruções para a supervisão do processo de fabricação de embarcações.Pode-se perceber que foi percorrido um longo caminho para que as teorias e as práticas da gestão da qualidade,porém ainda há um longo caminho a ser percorrido principalmente em países menos desenvolvidos entre os quais podemos incluir o brasil em virtude do atraso no acesso e implantações desses conceitos. TQC- é o sistema de gestão utilizado pelas industrias, é um sistema gerencial e não somente uma ferramenta cuja meta principal é o fortalecimento da empresa,atráves do controle da qualidade em todos os processos de forma sistemática e científica.
O objetivo principal é a sua sobrevivência por meio da satisfação e das necessidades das pessoas que pode ser atingido pela prática do controle da qualidade total.O controle da qualidade total atende aos objetivos da empresa .
Característica principal : è um sistema gerencial que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento,é um sistema q visa manter os padões que atendem as necessidades das pessoas apartir de uma visão estratégica .
As organizações humanas empresa,escola ,hospitais são meios destinados a atingir determinados