escolas literarias
Este trabalho tem dados relacionados às escolas literárias no Brasil; romantismo, realismo, naturalismo e o parnasianismo. Os movimentos literários eram movimentos culturais relacionados às artes plásticas, literatura e teatro. Neste trabalho estará abordada a parte da literatura deste movimento. O trabalho possui o resumo do contexto histórico, as suas características os principais autores, e alguns dos registros das escolas literárias.
O Romantismo, estilo literário do século XIX, é a manifestação artística feita para um público consumidor novo. O romantismo no Brasil, no que se refere à poesia, teve três gerações de grandes poetas.
O realismo caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais. O engajamento ideológico faz com que muitas vezes a forma e as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denúncia social.
O naturalismo teve seu inicio no século XIX, e è considerado um radicalismo do realismo.
O parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922).
LITERATURA BRASILEIRA
A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte da cultura, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI. De princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos românticos e realistas e atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector