UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA
Daianne Severo da Silva2 dai.pholhas@gmail.com INTRODUÇÃO
Para um fazer pedagógico consciente não se pode deixar de reconhecer a relevância de estudos teóricos no que se refere aos papéis dos sujeitos envolvidos no ato de ensinar e aprender.
O objetivo desta pesquisa não é apresentar fórmulas prontas para que se obtenha sucesso na prática pedagógica em instituições de ensino, mas promover a reflexão no que tange aos discursos dos sujeitos atuantes da sala de aula: professor e aluno. Para tanto, fez-se necessária, a aplicação de questionário e entrevista, precedida por uma breve revisão bibliográfica que sustentasse a análise dos dados.
A entrevista constituída por seis perguntas semiestruturadas foi realizada com a professora, a fim de compreender sua percepção em relação a alguns aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. O questionário, também composto por seis perguntas, foi direcionado aos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio.
O campo de pesquisa foi uma escola pública de Porto Velho e o grupo de sujeitos foi constituído por dez estudantes de uma turma de terceiro ano e uma professora de Língua Inglesa. Optamos por investigar o terceiro ano para pesquisarmos as concepções de discentes que já estavam finalizando o estudo do inglês no ensino básico. A escolha dos dez discentes foi realizada de forma aleatória por meio de sorteio. Quanto à educadora, não realizamos critério de escolha, uma vez que ela era a única professora de Língua Inglesa da turma.
O interesse por esse trabalho surgiu a partir da própria experiência da pesquisadora na área de ensino de língua inglesa e suas percepções das dificuldades que docentes e discentes de língua estrangeira sentem em entender seus papéis no contexto da sala de aula, dificultando, dessa forma, a efetivação do processo de ensino e aprendizagem. De que forma os